Santoral Franciscano: 09 de agosto – Bem-aventurado Vicente de Aquila (1435-1504)

Bem-Aventurado Vicente de AquilaReligioso da Primeira Ordem (1435-1504). Aprovou seu culto Pio VI no dia 19 de setembro de 1787.

Vicente nasceu em Aquila, em Abruzzo, por volta de 1435. Aos 14 anos ingressou na Ordem dos Frades Menores no convento de São Julião, fundado pelo beato Antonio de Stroncone, perto dos portões da cidade. Admitido ao noviciado e feita a profissão dos votos perpétuos passou os primeiros anos de sua vida conventual retirado em uma cabana no bosque do convento, que só o deixava para cumprir os serviços que lhe eram atribuídos, em especial, o de sapateiro, talvez, sua primeira profissão.

Era tanta a sua aplicação na oração, que Frei Marcos de Lisboa escreveu sobre ele: “Vincente permanecia abstraído e elevado no ar, parecendo que seu corpo estava sem sentidos, como uma pessoa morta”. Os superiores ao vê-lo tão exemplar, para afastá-lo da mortificação excessiva, pediram a ele para mendigar. Entre as pessoas que se inspiraram em sua santidade, devemos lembrar da jovem Matía di Luculi, que depois se tornou religiosa agostiniana em Aquila, com o nome de Irmã Cristina, e hoje é venerada no altar com o título de bem-aventurada.

Vincente foi enviado para o convento em Penne, em seguida para ficar 10 anos em Sulmona, de onde retornou para São Julião de Aquila. O príncipe de Cápua, a Rainha Joana, segunda esposa de Fernando I e irmã de Fernando o Católico, Rei da Espanha buscavam seus conselhos. Ele previu a coroa real para o Duque de Calabria, filho mais velho de Fernando I de Aragão.

Um mal que afligia há algum tempo Vincente foi se agravando até não conseguir deixar mais sua cela. Ele suportou tudo com grande resignação e serenidade dos santos. Na noite de 7 de agosto de 1504 veio a falecer na paz no Senhor, amorosamente assistido por seus confrades. A Bem-aventurada Matia Ciccarelli, de sua janela viu a luz do convento de São Julião, com grande esplendor e a alma de seu diretor espiritual voar para o céu, acompanhada por uma multidão de anjos. Ele tinha 69 anos. Ele foi sepultado na igreja de São Julião de Aquila. Seu corpo incorrupto é preservado em uma urna artística. Seu culto foi aprovado por Pio VI no dia 19 de setembro de 1787.

Fonte: “Santos Franciscanos para cada dia”, Ed. Porziuncola.


logo1

FRADES FRANCISCANOS
Ordem de São Francisco – OSF
Igreja Anglicana Tradicional do Brasil

CONTATOS:
Site: http://www.fradesfranciscanos.com
E-mail: contato@fradesfranciscanos.com
Blog: https://fradesfranciscanos.wordpress.com
Twitter: @fradesosf
Facebook: https://www.facebook.com/ordemdesaofrancisco
Instagram: @fradesfranciscanos
YouTube: https://www.youtube.com/c/fradesfranciscanos
Google+: https://plus.google.com/u/2/+FradesFranciscanos/posts

Anúncios

Sobre Frei Fábio, OSF

Formando em Filosofia, Ministro Provincial da Ordem de São Francisco, OSF no Brasil, amante e um defensor da ecologia. Apoia e desenvolve trabalhos com moradores de rua, e os mais oprimidos pela sociedade, realiza palestras sobre franciscanismo, bíblia, ecologia, amorização.

Publicado em 09/08/2015, em Sem categoria e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: