Quem somos?

logo1

Após a conversão, pouco a pouco, ao redor de Francisco se forma um grupo disposto a viver toda essa experiência de comunhão com o mistério de Deus que se lhe revelava. Jovens de Assis, na Itália, vão pelo mundo afora como andarilhos, mas vivendo a experiência de fraternidade. Tudo e todos passam a ser sentidos como irmãos e irmãs, pois o frade não é mais senhor de nada e de ninguém.

“Essa pobreza de itinerantes e mendigos será vivida pelos frades em estreita comunhão com Cristo que não tinha uma pedra onde reclinar a cabeça e que vivia também da generosidade dos que lhe davam hospedagem…” (Leclerc).

A Ordem Franciscana foi criada como uma Ordem de Irmãos, que assumiam a missão de viver e pregar o Evangelho. Não era uma Ordem Clerical (Ordem composta por sacerdotes), como outras que já existiam. O próprio Francisco não quis ser sacerdote e os primeiros frades também não tinham esse objetivo.

Desde o início, porém, como mostra a história de Frei Silvestre, houve o ingresso de alguns sacerdotes já formados, que desejavam ser franciscanos. Algum tempo depois, sobretudo quando Santo Antônio, professor de Teologia, ingressou na Ordem, passou a ensinar Teologia aos frades e alguns deles passaram a se ordenar sacerdotes.

Mais tarde, a Ordem se dividiu em três ramos: Ordem dos Frades Menores (OFM), Capuchinhos (OFMCap) e Conventuais (OFMConv), essas Ordens dentro da Igreja Católica Apostólica Romano, porém há Ordens Franciscanas na Igreja Anglicana, Igreja Luterana e até mesmo os Franciscanos Ecumênicos.

A Ordem de São Francisco (OSF), faz parte da Igreja Anglicana Tradicional do Brasil, do qual faz parte a The Anglican Episcopal Church International.

Somos convidados a ser pobres no meio dos pobres, buscando servi-los da melhor forma possível na área social, educacional e na pregação da palavra de Deus. A Ordem de São Francisco (OSF), aceitam homens casados, solteiros e celibatários, para viver em comunidade conventual ou onde você está servindo na sua localidade, e quando possível todos os frades se reunem para rezar juntos e trocar experiências.

Os termos “franciscanismo” e “franciscano” não reclamam profundos conhecimentos das evoluções linguísticas para revelarem sua origem. Atrás deles, esconde-se o nome FRANCISCO, que no caso vem especificado com o topônimo de ASSIS.

Ordem dos Franciscanos Anglicanos
A Ordem dos Franciscanos Anglicanos é uma Associação Pública de Fiéis da Igreja Anglicana Tradicional do Brasil. A Fundação foi na cidade de Florianópolis (SC) tendo como modelo Ordens existentes nos Estados Unidos e Austrália com o desejo de viver a Espiritualidade Franciscana. Os Irmãos e Irmãs priorizam a vida fraterna, oração comunitária, e estão disponíveis para qualquer forma de apostolado que favoreça o Povo de Deus, sobre tudo através das missões populares.

A Ordem, aceita homens solteiros e celibatários, casais homem e mulher que professam a fé Anglicana e que queiram viver essa caminhada que é cheio de descobrimentos. Oferecemos dois tipos de vida em nossa Ordem, a primeira você estuda em sua casa e faz alguns encontros anuais, até se tornar parte da Ordem, e continua no seu trabalho contidiando porém mantendo laços afetivos e constitucionais com a Ordem. O segundo modo é viver juntos no mesmo convento, estudando e buscando uma formação adequada.

Para maiores informações entre em contato, cada caso é tratatado com todo carinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: